Segunda Década

Anos de aflição!

Embora tenha escrito seus maiores tratados nesta época



Wesley sofria de hemorragia nasal

Poucos homens na História suportaram a dor. Eu estou disposto a dizer que “este homem” nunca existiu! O fato é que John tinha uma doença crônica que o afligiu muito mais nesta década do que em outras épocas de sua vida.

Sua preocupação foi tão grande, assim como sua dor sensível, que ele francamente cogitou a possibilidade de vir a óbito. Tanto o é que comprou um epitáfio e mandou cunharem uma frase na qual ele era o protagonista.

Devemos entender que assim como Wesley estamos sujeitos às enfermidades humanas. Porém, deveríamos tomar como exemplo este cênico episódio da vida de John Wesley e apreender seu conceito lúdico, ou seja, não importa a circunstância enferma, nem seus agravantes, de maneira que assim como Wesley fez naquele seu momento extremo de leito, não obstante sua imaginação fatalista ainda que coerentemente racionalizada executou aquilo que estava deveras ao seu imediato alcance, ou seja, em não podendo alterar seu quadro clínico de enfermidade, pôs-se à diligência de fazer aquilo que lhe era possível ou necessário.